Segunda, 09 de dezembro de 201909/12/2019
Erro ao processar!
Erro ao processar!
Parceiros Voluntários
EDUCAÇÃO E CULTURA
Da pobreza ao sucesso – Leda Risse hoje é uma mulher empoderada e empreendedora na Suíça
Ao longo deste tempo, Leda fez importantes amizades no mundo das artes plásticas – Viktória Graziana (pintora famosa na Suíça) e Hank China – de origem francesa - são alguns dos nomes de pintores europeus famosos.
Marcio Demari Florianópolis - SC
Postada em 24/09/2019 ás 15h50 - atualizada em 24/09/2019 ás 19h42
Da pobreza ao sucesso – Leda Risse hoje é uma mulher empoderada e empreendedora na Suíça

artista plástica Leda Risse

A artista plástica Leda Risse é brasileira de nascimento, mas vive há quase 20 anos na Suíça. Com nome de batismo Edileusa Batista de Andrade, após seu casamento passou a se chamar Edileusa Batista Risse. Nascida no ano de 1966, esta paulista-pernambucana é só alegria e talento.


Segura do que queria e dona do seu próprio destino, Leda viu sua vida dar uma reviravolta, saiu de casa, deixou o emprego de cabeleireira e os alunos do Instituto Albano Reis, aonde lecionava para futuras cabeleireiras.  Mãe de três filhos, Leda revela que o seu talento como artista plástica começou bem cedo – “Já nasci pintando”. Aos 10 anos de idade começou a pintar desenhos abstratos, característica que carrega até os dias atuais. Mas, revela que só em 2012 é que começou a levar a sério a arte da pintura. A poluição dos mares, a violência do ser humano, a maldade oculta das pessoas, a luta pela sobrevivência, a fome que passou ainda criança, a alegria, a esperança de ser feliz, a energia que concentra a cada pincelada que dá e o desejo por um mundo melhor, são elementos que lhe servem de inspiração e ajudam nas escolhas das cores para dar vida às suas telas.


 Ainda criança, Leda usava as toalhas de mesa, tecidos, panos de prato e cortinas como telas para a sua inspiração. Quando partiu para a Suíça começou a expor em restaurantes e discotecas, até a sua primeira exposição séria, que aconteceu em 2012. Era uma exposição coletiva com mais 23 artistas na Casona Latina, na Suíça, na cidade de Lausanne.


 Ao longo deste tempo, Leda fez importantes amizades no mundo das artes plásticas – Viktória Graziana (pintora famosa na Suíça) e Hank China – de origem francesa - são alguns dos nomes de pintores europeus famosos.


 Com tanta coragem, determinação e talento levaram Leda, no ano de 2016, a ganhar o Prêmio Destaque de melhor pintora brasileira, na Suíça. No ano seguinte, na Itália, recebeu um prêmio como melhor pintora brasileira a se destacar na Europa.


 Criou um estilo único de pintura, inclusive utilizando ouro 24 quilates em suas pinturas e texturas. Esta técnica, Leda tem passado a outros artistas plásticos mundo a fora. Sua inquietação é tamanha ao ponto de junto com outro artista – Mustafa Yildirim – adquiriram um ateliê em Chipre. Além deste projeto Leda Perez possui outro que é o assistencialismo. Com as vendas dos seus quadros ela distribui cestas básicas para alguns países do continente africana e em algumas localidades do nordeste brasileiro.  


 E esta artista performática não para, Leda se prepara para ir ao Brasil para divulgar e expor o seu trabalho e ganhar mais um prêmio. Com muita responsabilidade e disciplina, em sua nova etapa da vida, esta artista tornou-se uma empresária do ramo dos cosméticos e beleza. No final de agosto inaugurou o Bella Risse Coiffure, que contou com a presença de amigos e do seu fiel escudeiro, o seu marido Thierry Risse, que tocou piano para a alegria dos convivas presentes.


 E deixa um recado para todos que, como ela, sonham em ser artistas – “não desistam dos seus sonhos, por maior que sejam os obstáculos”.


 Texto: Clilton Paz.


 Fotos: Arquivo Leda Risse.

FONTE: Assessoria: Clilton Paz
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
10.198